Fotodepilação – Como funciona? Tire suas dúvidas!

Young woman receiving laser epilation treatment
WhatsApp

Querendo uma depilação mais eficaz e duradoura?

Continue lendo e descubra tudo sobre a Fotodepilação.

O que é a Fotodepilação? Como funciona?

Fotodepilação é o método de remoção dos pelos do corpo por meio da energia da LIP (Luz Intensa Pulsada).

A energia da luz usada anula as células germinativas do pelo, fazendo com que ele só volte a aparecer quando as células estão regeneradas – o que pode ou não acontecer.

É importante ter em mente que nenhum método de depilação é definitivo, uns apenas são mais duradouros que outro o que é o caso da fotodepilação.

A eficácia da fotodepilação vem da ação na energia da LIP não só na melanina do pelo, mas também em outros tecidos que estão ao seu redor.

O procedimento da Fotodepilação

fotodepilacao-como-funciona

  • Quanto tempo dura?

O procedimento demora e 15 a 45 minutos, dependendo da área e da pigmentação da pele.

  • O que é feito? 

Ele é realizado através de um equipamento que possui uma lâmpada de flash de alta energia que age sobre as células. E é considerado quase indolor.

  • Que profissional pode fazê-lo?

Não existe um profissional específico para aplicar a técnica, mas é importante pesquisar muito os trabalhos do mesmo, para que não haja nenhum prejuízo a sua pele. No geral são profissionais da estética.

Duração da Fotodepilação

São necessárias 6 a 8 sessões para mulheres e 8 a 10 sessões para homens para que a redução dos pelos seja significativa.

Entretanto, é possível vê resultado a partir da terceira semana após a primeira sessão. É indicado dá um intervalo de cerca de um mês entre as sessões. O retoque é necessário entre 4 meses a 2 anos, após a ultima sessão.

Indicação e Contraindicação a Fotodepilação

fotodepilacao-barba-homem

Quem pode fazer a Fotodepilação?

A Fotodepilação é indicada a pessoas com quadro de foliculite pilosa e com para os pelos indesejados em qualquer que seja a região do corpo.

É o procedimento ideal para pessoas de pele clara e com pelos escuros e grossos, entretanto, não é impossível realiza-lo em pele negra. Basta graduar o aparelho para a adaptação em qualquer fototipo.

Quem não pode realizar o procedimento?

Mulheres no período de gravidez e pessoas com vitiligo, menores de 14 anos de idade, com a pele bronzeada e infecções ativas no local a ser depilado também não podem realizar o procedimento.

Assim como as que fazem uso de medicações que aumentam a sensibilidade à luz, como alguns produtos para acnes e antibióticos. Diabéticos, operados recentemente, tatuados e com queloides também são contraindicados.

Que áreas não podem ser depiladas?

Áreas como o ânus, as áreas ao redor dor olhos e a pálpebra, além de mucosas e o saco escrotal não pode ser recebem a Fotodepilação, já que são áreas sensíveis.

Cuidados: O que fazer antes e depois da Fotodepilação?

fotodepilacao-tratamento

Antes: Não pode ter tido retirada de pelo pela raiz (com pina ou cera) no ultimo mês, nem a pele pode está bronzeada.
Não pode raspar totalmente os pelos antes de realizar o procedimento.

Depois: Após o procedimento não pode haver exposição direta ao sol, por pelo menos 48 horas. Principalmente se houver vermelhidão no local depilado.

Assim como não pode praticar qualquer atividade que estimule o suor durante o mesmo período.

Também é importante usar protetor solar com o fator mínimo de 30. 

É preciso dar um intervalo de 15 dias sem tomar sol antes e depois da Fotodepilação.

Existem vários cuidados pós depilação, inclusive sabonetes, cremes e ácidos que são proibidos. A clínica dá todo suporte do que pode ou não pode, basta respeitar a recomendação.

Quanto custa a Fotodepilação?

Em 2013 o preço médio de cada sessão era de 60 reais. Hoje não é muito diferente, mas é precisos pesquisar antes, já que a cobrança pode ser por área, independente da sessão. Eu pago 80 reais em cada sessão, independente da área aplicada.

10 dúvidas sobre a Fotodepilação

  1. Posso fazer Fotodepilação usando Roacutan?
    Não. Pessoas usando retinoicos orais ou isotretinoína em tratamento dão podem realizar o procedimento. Isso serve para ácido retinóico e tretinoína.
  2. Quais são os benefícios da Fotodepilação?
    Tem uma maior duração, é menos doloroso (em relação ao procedimento a laser), tem mais intervalo entre sessões e em alguns casos, acaba com a foliculite.
  3. Posso fazer o procedimento em qualquer lugar do corpo?
    Não é possível fazer em áreas com tatuagem ou infecções. Mas para virilha, axila, região intima masculina e feminina está liberado.
  4. Homem pode fazer Fotodepilação?
    O procedimento é liberado para homens e mulheres, desde que não tenha tatuagem na área a ser depilada, pele bronzeada e outras questões citadas acima. Eu sou homem e faço fotodepilação sem problemas.
  5. Posso usar a Fotodepilação na gravidez?
    Não. Mulher grávida ou amamentando deve consultar um dermatologista para outro método de depilação.
  6. O pelo volta a crescer? Dura quanto tempo?
    Nenhum método de depilação é definitivo, por isso, pode ou não voltar a crescer. A vantagem do procedimento é a durabilidade, a praticidade e a segurança que ele traz.
  7. Já que homens podem fazer: funciona na barba?
    Sim, funciona mesmo. Mas é importante procurar bem antes de escolher o profissional que vai realizar o procedimento, afinal: você não quer manchas na pele do rosto, não é mesmo?
  8. É verdade que a Fotodepilação clareia a pele?
    Sim, é bom mesmo! A LIP faz diminuir a pigmentação na área desejada, mas pode escurecer caso não proteja do sol ou use protetor solar.
  9. Fotodepilação é melhor que Laser?
    Como funciona não só na melanina, mas também nos tecidos ao redor, a Fotodepilação pode ser mais eficaz que a depilação a laser. Além de ser bem menos doloroso. Tudo depende de caso para caso.
  10. O que é D’Pil? E Bioflash?
    A D’Pil é a pioneira a usar a tecnologia da  Fotodepilação no Brasil. E Bioflash é o equipamento usado no procedimento. Também existe a franquia Não + Pelo no mercado.
WhatsApp